LGPD Certificado

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Nós da J2K SISTEMAS LTDA. estamos comprometidos com a proteção dos dados pessoais dos nossos clientes, parceiros, colaboradores, entre outros, conforme o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”).
A seguir, vamos explicar para você como cuidamos dos seus dados e respeitamos sua privacidade. Mas, antes, alguns conceitos para você compreender melhor sobre o que estamos tratando, ok?

Dado pessoal: qualquer informação que identifique uma pessoa natural ou que possa levar à sua identificação.

Dado pessoal sensível: origem racial ou étnica, saúde, vida sexual, genética, biometria, religião, opinião política, cor da pele, entre outros.

Controlador: é a empresa/organização que toma as decisões em relação aos dados pessoais, que define quando e como os dados serão coletados, para quais finalidades serão utilizados, onde e por quanto tempo serão armazenados. Diante da regra de negócio da J2K SISTEMAS, o cliente contratante do serviço de software possui o papel controlador dos dados.

Operador: é a empresa/organização que realiza o processamento de dados pessoais sob as ordens do controlador. O operador não toma decisões em relação ao uso dos dados. Dentro da regra de negócio da J2K SISTEMAS, nós assumimos o papel de operadores no que se refere aos dados tratados no âmbito do software de gestão de chamados.

Titular: é a pessoa física a quem se referem os dados pessoais. Pode ser, por exemplo, o funcionário de uma empresa que contratou um software junto à J2K SISTEMAS.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE DADOS QUE COLETAMOS:

Cadastro e atendimento

Para solicitar atendimento, nós solicitamos que nos informe seu nome completo, e-mail, número de telefone/celular.

Dados de Navegação

Endereço IP, porta lógica de origem, data, hora e fuso horário do acesso, histórico de páginas visitadas no site, entre outros.

QUANDO E COMO REALIZAMOS A COLETA DO SEUS DADOS?

Coletamos seus dados pessoais quando você interage com a J2K SISTEMAS LTDA. Seus dados podem ser fornecidos diretamente por você ou por um terceiro (por exemplo, a empresa em que você trabalha).

Seus dados pessoais também podem ser coletados automaticamente nas situações a seguir:

Visitas em nosso site ou perfil da empresa nas redes sociais
Demonstração de interesse em nossos serviços, por meio da nossa plataforma, e-mail, telefone, redes sociais, formulários impressos, etc.;
Contratação, utilização ou acesso (virtual ou presencial) aos nossos serviços.

COMO E PARA QUE UTILIZAMOS SEUS DADOS?

A J2K SISTEMAS LTDA leva muito a sério o que diz a LGPD sobre o tratamento de dados pessoais. Por isso, só utilizamos os dados pessoais realmente necessários, por tempo delimitado e com bases legais adequadas, para oferecer serviços de alta qualidade.

Veja, abaixo, para que utilizamos os seus dados:

Fornecimento de produtos contratados por você ou sua empresa;
Envio de informações de seu interesse sobre nossos serviços;
Cumprimento de obrigações legais aplicáveis aos serviços;

Prestação de serviços complementares aos da J2K SISTEMAS por parceiros a você de maneira adequada;

Divulgação de nossos serviços e ações de publicidade. Mediante consentimento, poderemos utilizar sua foto do perfil, imagem, ou voz, em depoimentos sobre nossos serviços, trechos de gravações de nossos eventos, etc.;

Realização de marketing, com envio de ofertas personalizadas, pela própria J2K SISTEMAS ou através de parceiros.

COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS?

J2K SISTEMAS só compartilha seus dados para garantir a execução correta dos serviços e funcionamento adequado da nossa plataforma.

Estes são os principais grupos de parceiros, fornecedores, prestadores de serviços e terceiros com os quais podemos compartilhar seus dados em algum momento para o desenvolvimento das atividades:

  • Empresa desenvolvedora do Software de gestão de chamados;
  • Empresa de armazenamento de dados na nuvem;
  • Empresas contratantes dos nossos serviços, caso você seja funcionário submetido à utilização do nosso software de gestão de chamados, ou nossas funcionalidades; e
  • Autoridades e/ou Poder Judiciário para cumprir obrigações legais, ordens judiciais, entre outras situações admitidas na J2K SISTEMAS.

O QUE FAZEMOS PARA PROTEGER SEUS DADOS?

J2K SISTEMAS adota medidas técnicas e organizacionais para proteger seus dados pessoais. Além disso, todos os dados que coletamos são armazenados em território nacional, em servidores de terceiros que atendem aos padrões de segurança exigidos por lei e de acordo com boas práticas de mercado.

Em caso de incidente envolvendo seus dados ou, de violação de privacidade, entre em contato com a J2K SISTEMAS, imediatamente, pelo e-mail lgpd@sndesk.com.br

QUAIS SÃO SEUS DIREITOS?

  • Confirmar a existência de tratamento dos seus dados pessoais;
  • Acessar seus dados pessoais coletados por nós;
  • Corrigir e/ou alterar dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimizar, bloquear e eliminar dados pessoais considerados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade;
  • Fazer a portabilidade dos dados para outro fornecedor de serviço ou produto,
    resguardados segredos comerciais e industriais da J2K SISTEMAS;
  • Solicitar a eliminação dos dados pessoais tratados com seu consentimento;
  • Receber informação sobre todas as entidades públicas e privadas com as quais houver compartilhamento; dos seus dados;
  • Receber comunicação sobre a possibilidade de não dar o consentimento e as consequências disso; Receber comunicação sobre a possibilidade de não dar o consentimento e as consequências disso;
  • Revogar o consentimento previamente concedido, nos termos da Lei;
  • Solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem os seus interesses.

POLÍTICA DE RETENÇÃO, ARMAZENAMENTO E DESCARTE DE DADOS PESSOAIS

I.  Esta política tem como objetivo dispor sobre as regras de coleta, armazenamento, recuperação e destruição de registros de dados pessoais e/ou dados sensíveis (“Dados Pessoais”) realizados pelas empresas do grupo J2K.
Esta política complementa, e não substitui, a Política Geral de Privacidade de Dados e políticas afins, como a “Política de Segurança da Informação” e demais políticas internas.
Esse controle se aplica a todas as operações, pessoas e processos que constituem o sistema de informações das empresas acima indicadas, incluindo colaboradores, fornecedores, clientes e terceiros que têm acesso aos dados tratados pelo grupo econômico.

CLASSIFICAÇÃO DE REGISTROS

I. O grupo J2K classifica os dados pessoais em categorias que estabelecem os requisitos de retenção e de descarte para cada categoria. Todos os Dados Pessoais serão retidos pelo tempo necessário ao cumprimento do objetivo para que foram coletados, com finalidades lícitas, específicas e informadas.
I.II. Há uma diversidade de tratamentos de Dados Pessoais cujo prazo de arquivamento não é determinado por lei, como, por exemplo, o tempo de guarda dos Dados Pessoais de um prospecto comercial. Para tais dados, o grupo estipula um prazo de guarda que seja coerente com as práticas de mercado e com a natureza do tratamento, enquanto não houver determinação específica pela autoridade reguladora.
I.III. Para os demais dados, incluindo aqueles de ordem tributária, trabalhista e previdenciária, o grupo se reserva o direito de mantê-los armazenados até o fim do prazo prescricional estipulado em lei.

 

Categorias de Registros

Registros de Negócios: informações registradas em qualquer meio, criadas ou capturadas que reflitam circunstâncias, eventos, atividades, transações ou resultados criados ou mantidos como parte da condução de negócios do grupo, como por exemplo, venda de produtos do portfólio do grupo; celebração e execução de contratos; e análise e proteção do crédito.
Registros de Marketing e Comunicação: informações pessoais obtidas pelo grupo em (i) campanhas publicitárias, ações promocionais e pesquisas; (ii) redes sociais; e (iii) serviço de atendimento ao consumidor – SAC.
Os Registros que forem utilizados para fins de marketing ou de pesquisa permanecerão armazenados na base do grupo apenas enquanto perdurar o interesse do titular em receber esses materiais, sendo possibilitado o opt-out a qualquer tempo, o qual permite a revogação do consentimento, caso esta seja a base legal que fundamente a respectiva modalidade de tratamento.

Registros de Recursos Humanos: Dados Pessoais coletados para (i) gestão do RH, como por exemplo, gerenciamento de tempo de trabalho, salários, benefícios, contribuições previdenciárias e impostos; férias, licenças, ausências; (ii) gestão de carreira, como treinamentos, avaliações, experiência profissional; (iii) administração do RH para comunicação corporativa, trabalho em rede social da empresa e uso de ferramentas de computador e telefonia; organogramas, serviços corporativos, planejamento e orçamentos, relatórios, pesquisa, reorganizações, aquisições e cisões; (iv) saúde ocupacional, como atestados médicos, prontuário médico, atestados de saúde ocupacional e todos os demais relacionados à saúde do empregado; (v) recrutamento e seleção, como nome, gênero, estado civil, idade, dados de contato, RG, CPF, comprovante de endereço, dados bancários, informações de função, habilidades, experiências, qualificações, referências, currículo, dados de entrevista e avaliação, notas e registros da entrevista e qualquer outra informação que o candidato disponibilize para o grupo; e (vi) gestão de viagens de negócios, como informações para organização de viagens (preferências, local etc.); CNH e despesas.
Alguns Dados Pessoais são retidos após o término do contrato de trabalho, estágio ou contrato de trabalho temporário para cumprir os períodos legais de armazenamento definidos pela legislação trabalhista ou tributária.

Os contratos de trabalho, as fichas de registro de empregados e os respectivos Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPP) serão armazenados por período indeterminado, mesmo após a rescisão contratual.

Registros de Segurança: informações coletadas para gerenciamento do acesso e permanência nas instalações do grupo como nome, RG, CPF, foto, biometria, controle de crachá, login e senha para acesso aos sistemas de informação do grupo.

 

DO ARMAZENAMENTO

II. Todos os documentos físicos e digitais que contenham dados pessoais de qualquer natureza, deverão ser sempre arquivados em lugar seguro (idealmente em um cofre, armário ou outras formas de mobília de segurança), quando não em uso, especialmente quando o escritório estiver desocupado.
II.I. Os computadores e terminais de acesso devem ser mantidos desligados, quando não em uso, e protegidos com mecanismo de travamento de tela controlado por senha de uso pessoal e intransferível,
II.II. Após a utilização dos documentos, estes devem retornar para o local de armazenamento seguro, mantendo-se a regra de ‘mesa limpa’ e ‘tela protegida’.
II.IV. É estritamente proibido todo e qualquer tipo de objeto que tenha como objetivo arquivar documentos em cima das mesas, quais sejam: fichários, porta pastas, pastas, entre outros.
II.V. É proibido fotografar ou armazenar documentos com qualquer tipo de aparelho que seja de uso pessoal.

 

RETENÇÃO E DESCARTE DE DADOS PESSOAIS

III.      Para cada um desses cenários, a tabela a seguir mostra o período máximo de retenção de Dados Pessoais pelo grupo, por categoria de Registro, descrição, bem como o formato de descarte.

Tipo de Registro Descrição Período de Retenção Formato de Descarte
Recursos Humanos Gestão de RH Durante Contrato de Trabalho e mais 5 anos após o término, exceto FGTS (30 anos) e Folha de Pagamento (10 anos) Armazenamento de Contrato de Trabalho: prazo indeterminado Eliminação pelo grupo
Recursos Humanos Saúde Ocupacional Durante o contrato de trabalho e mais 20 anos após a rescisão contratual Eliminação pelo grupo e/ou fornecedor
Recursos Humanos Recrutamento e seleção Reprovação pré-entrevista: 15 dias Reprovação pós entrevista: Indeterminado ou prontamente, em caso de exaurimento da finalidade ou após revogação do consentimento Aprovação do candidato: Durante Contrato de Trabalho e mais 5 anos após o término Eliminação pelo grupo e/ou fornecedor OU opt-out a qualquer momento pelo titular (para casos não contratados)
Negócios Contato Comercial (nome; cargo; RG, CPF, endereço; país de origem, profissão, telefone; e-mail) 01 ano após contato inicial sem resposta, ou prontamente, no caso de revogação do consentimento ou da manifestação de desinteresse em ser contatado Eliminação pelo grupo OU opt-out a qualquer momento pelo titular
Negócios Documentos tributários 5 anos a contar da data de emissão do documento Eliminação pelo grupo
Negócios Proteção do Crédito (nome; cargo; RG, CPF, endereço; profissão, telefone; e-mail, referências comerciais) Durante relação comercial e mais 5 anos após o término ou prontamente, em caso de exaurimento da finalidade Eliminação pelo grupo
Marketing Campanhas Publicitárias, Ações Promocionais e Pesquisas (nome, RG, CPF, endereço, e-mail, telefone, respostas a pesquisas) Indeterminado ou prontamente, em caso de exaurimento da finalidade ou revogação do consentimento Eliminação pelo grupo OU opt-out a qualquer momento pelo titular
Segurança Acesso às instalações físicas do Grupo e geolocalização (dados biométricos, nome, foto, RG, CPF) 5 anos Eliminação pelo grupo
Segurança Informações de Crachá (nome, cargo, PIS, foto e CPF) Durante o contrato de trabalho Eliminação pelo grupo

III.I     Assim que o período expirar, e desde que não haja uma razão válida para que o grupo mantenha a retenção, os Dados Pessoais em cópia física serão destruídos como resíduo confidencial e aqueles mantidos eletronicamente serão excluídos dos sistemas do grupo e de terceiros contratados

III.II.   Hipóteses de investigação em curso, processos administrativos e judiciais são razões válidas para manutenção dos Registros e, independentemente de consentimento, os períodos de armazenamento indicados acima poderão ser prorrogados nesses casos.

III.III.   Exceto nas hipóteses acima indicadas, caso o grupo tenha o interesse em estender o prazo de armazenamento, os titulares dos Dados Pessoais deverão ser notificados, por escrito, com antecedência razoável da data de término do período de retenção. Se o titular dos Registros optar por exercer seu direito de eliminação dessas informações, os Dados Pessoais serão descartados imediatamente pelo grupo, exceto em hipóteses de cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

III.IV.  Os dados armazenados em documentos físicos deverão ser picotados e os digitais deverão ser eliminados por meio de programa específico de exclusão de dados, para que não seja possível a recuperação dos mesmos.

 

CONTATO FACILITADO

As solicitações recebidas do titular de Registros para exercer seus direitos durante todo o período de tratamento serão respondidas da forma e dentro dos prazos exigidos pelas normas aplicáveis.

A menos que especificamente indicado o contrário, o Titular pode enviar solicitações através do e-mail: lgpd@sndesk.com.br

O titular também pode direcionar sua solicitação para: J2K SISTEMAS, Rua Virgílio de Rezende, 541 – Centro – Itapetininga/SP – CEP 18200-180.

O titular deve indicar claramente seu nome completo, inserir uma cópia de um documento de identificação e indicar o endereço para o qual a resposta deve ser enviada.

 

ATUALIZAÇÃO DESTA POLÍTICA

O grupo J2K reserva-se o direito de alterar ou atualizar esta Política. A versão mais recente, datada de 25/01/2022, está acessível em home.sndesk.com.br/lgpd e solicitamos que você a leia regularmente.

 

REMOÇÃO DE DADOS

Caso deseje solicitar a remoção de seus dados da nossa aplicação SNDesk, por favor, preencha o formulário no link abaixo com as informações solicitadas.

Remover meus dados.

S O B R E   N Ó S

A SNDesk tem como missão tornar o controle de chamados em uma tarefa prática, rápida e fácil.

L O C A L I Z A Ç Ã O

Itapetininga, Centro – SP

R. Dr. Virgílio de Rezende, 541 – 2º andar

CEP 18200-180

Fale Conosco
(11) 3527-5017

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